quarta-feira, 17 de julho de 2013

Obesidade infantil






Obesidade infantil é uma epidemia global.
A obesidade infantil é, segundo a Organização Mundial de Saúde, um dos problemas de 
saúde pública mais graves do século XXI, sobretudo nos chamados países em 
desenvolvimento.Em 2010, havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em 
todo o mundo, das quais 35 milhões viviam em países em desenvolvimento.
A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e
 atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos.
 Não se trata de um problema meramente estético. Além de frequentemente
 sofrerem "bullying" por parte dos colegas, crianças obesas tendem a desenvolver 
vários problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação 
do esqueleto. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco 
de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas
 morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes,
 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos
 de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade.
A OMS entende que a obesidade se tornou uma epidemia. De acordo com a
Organização, crianças obesas e com sobrepeso tendem a se tornar adultos obeso
e têm maior probabilidade de adquirir mais cedo doenças não transmissíveis,
como diabetes e doenças cardiovasculares. A OMS considera prioritária a
prevenção da obesidade infantil.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Composição Corporal

Composição corporal distribuída em músculos, vísceras, ossos e gordura.
Peso corporal é o somatório da gordura, massa muscular, dos órgãos e dos ossos. Peso Isento de Gordura é toda massa que não possui gordura. Gordura de reserva é toda gordura que fica embaixo da pele em excesso e é responsável pelo aquecimento corporal. Ex. quando uma pessoa tem excesso de gordura o corpo aquece mais rápido fazendo com que a pessoa transpire muito, levando à desidratação.


O índice de Massa Corporal é uma medida da composição corporal que determina a quantidade de peso por metro da pessoa. Os valores normais são entre 18,5 – 24,9, ou seja, abaixo de 18,5 a pessoa é considerada desnutrida e acima de 24,9 a pessoa é considerada com sobrepeso. 

O ponto positivo do IMC é que ele serve para saber se a pessoa está acima do peso (com obesidade) ou abaixo do peso ( com sinais de desnutrição) um outro ponto positivo é que ele é barato, pois não é preciso gastar para saber o peso e a altura. O ponto negativo do IMC é que ele só leva em consideração o peso e não a composição corporal e por conta disto pode dar erro de medida.
  • Ex. Um fisiculturista com 100 kg, 1,85m e 5% de gordura corporal tem o mesmo IMC (29,24 kg/m2) de um sedentário com 100 kg, 1,85m e 40% de Gordura Corporal. Isso porque só é considerado o peso e altura para o calculo de IMC.  

Existem dois tipos de distribuição de gordura Ginóide (em forma de pera) e Andróide ( em forma de maçã). A característica da gordura Ginóide é a maior quantidade de gordura concentrada nas regiões do bumbum e coxa e é comum em mulheres. A característica da distribuição de gordura androide é mais responsiva, responde melhor do que a Ginóide a perca e ao ganho de gordura, e é mais concentrada nas regiões central abdominal e torácica.


O equilíbrio energético oferece indicações quanto ao estado nutricional com repercuçoes diretas na variação do peso corporal. A relação consumo-demanda energética apresenta três possíveis situaçaoes: : Equilíbrio Energético positivo, Equilíbrio Energético negativo, Equilíbrio Isoenergetico

Conclusão
Nesse trabalho queremos deixar para vocês sobre tudo a importância de uma vida saudável.
Mostramos o que é peso corporal, IMC, seus valores, vantagens e desvantagens, gordura, etc.
E acima de tudo tentando proporcionar uma vida saudável à todos nos e que isso sirva de exemplo para muitas pessoas que estão longe de alcançar a meta de ter uma vida saudável .

segunda-feira, 4 de março de 2013

Educação Alimentar x Dieta - 6º Ano.

A educação alimentar compreende algo mais complexo, é um processo, ou seja, além da mudança de hábitos alimentares exige um aprendizado que é saudável, mantendo os aspectos do individuo e a construção do conhecimento,ou seja, a vivência. 

A dieta não é saudável, porque se restringe alimentos que fazem bem, podendo comprometer funções básicas do organismo. Há tempo pré-determinado, ou seja, há um período mínimo para a dieta, podendo o peso retornar ao final. A reeducação alimentar não restringe alimentos, o individuo se alimenta naturalmente, no entanto, o que muda são os hábitos alimentares, cria-se hábitos saudáveis de vida e consciência alimentar. 




Os refrigerantes, doces, sucos industrializados, biscoito recheado se enquadram no topo da pirâmide alimentar, e são os principais responsáveis pelo diabetes. Salgadinhos de saco, batata frita, salgado, hambúrgueres, estão também no topo da pirâmide alimentar e são responsáveis por doenças cardio-respiratórias. Os alimentos do topo da pirâmide alimentar devem ser consumidos com a menor frequência possível, no máximo duas vezes ao dia, sendo entre doces e gordurosos. 



Para uma educação saudável deve-se seguir a pirâmide alimentar. Na base da pirâmide estão os carboidratos, pães, cereais, aveia, arroz e etc. No próximo degrau se encontram os alimentos ricos em vitaminas e minerais que são saladas, hortaliças, frutas e verduras. No outro degrau se encontram os alimentos ricos em proteínas que são: carnes, ovos, peixes e laticínios. E no topo se encontra os doces e gorduras. 




Concluímos que uma alimentação saudável é boa para a saúde, sendo possível viver mais e melhor se cuidarmos da alimentação. Uma reeducação alimentar quando bem feita não se necessita de dieta. 
Créditos: aos alunos do 6º ano que compreendendo a importância da educação alimentar produziu esta postagem no intuito de transmitir esse conhecimento. 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Obesidade Infantil - 7º Ano

INTRODUÇÃO


A obesidade infantil tem crescido muito no Brasil nas últimas duas décadas. Essa pode estar relacionada a fatores hereditários, mas também a maus hábitos alimentares e sedentarismo. Por se tratar de uma pandemia (doença infecciosa que atinge diversos continentes causando mortes) esta deve ser tratada com equipes multidisciplinares: médicos endocrinologista, nutricionistas, psicólogo, profissional de educação física e etc

 DESENVOLVIMENTO

 A prática de exercícios físicos aliada à alimentação equilibrada são regras fundamentais para todas as crianças. Uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas podem ser favorecidas através de pequenas mudanças nos hábitos das crianças. Por enfrentarem várias complicações decorrentes da vida moderna, é essencial que os pais proporcionem aos filhos uma dieta equilibrada e atividades físicas. Bons hábitos alimentares podem ser aprendidos desde cedo, permitindo que a criança conheça desde os seis meses a maior variedade de sabores possíveis. Por isso, quando as crianças veem os pais se exercitando, tal atitude serve de estímulo para que ela aprenda desde cedo a adquirir hábitos saudáveis. Quando os pais são sedentários, os filhos provavelmente o serão, e futuramente podem desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.
Turma do 7º Ano, a proposta foi realizar uma brincadeira que todos conhecem para combater o sedentarismo.




 

Fugir da atração da TV e dos computadores e adotar brincadeiras que requerem movimentação, como esconde-esconde, pega-pega e amarelinha é um hábito saudável que pode ser estimulado pelos pais. Quanto à prática de alguma atividade física, essa precisa ser bem orientada, para que o exercício seja adequado à faixa etária. Outro aspecto importante é considerar a preferência da criança, assim ela desfruta mais dos benefícios do exercício, que, além de físicos, propicia também o convívio com o outro e o aprendizado de regras

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que a obesidade infantil é uma doença que causa varias outras doenças, sendo precursora. Por isso, deve ser tratada com profissionais da área de saúde. Os principais influenciadores deste processo são os pais, quando disponibilizam alimentos ricos em açúcar e gordura para as crianças

Para maiores detalhes, assistir ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=9dR20PWWepg

Créditos: Aos alunos do 7º ano que se empenharam em realizar esta tarefa com exito.