quarta-feira, 20 de março de 2013

Composição Corporal

Composição corporal distribuída em músculos, vísceras, ossos e gordura.
Peso corporal é o somatório da gordura, massa muscular, dos órgãos e dos ossos. Peso Isento de Gordura é toda massa que não possui gordura. Gordura de reserva é toda gordura que fica embaixo da pele em excesso e é responsável pelo aquecimento corporal. Ex. quando uma pessoa tem excesso de gordura o corpo aquece mais rápido fazendo com que a pessoa transpire muito, levando à desidratação.


O índice de Massa Corporal é uma medida da composição corporal que determina a quantidade de peso por metro da pessoa. Os valores normais são entre 18,5 – 24,9, ou seja, abaixo de 18,5 a pessoa é considerada desnutrida e acima de 24,9 a pessoa é considerada com sobrepeso. 

O ponto positivo do IMC é que ele serve para saber se a pessoa está acima do peso (com obesidade) ou abaixo do peso ( com sinais de desnutrição) um outro ponto positivo é que ele é barato, pois não é preciso gastar para saber o peso e a altura. O ponto negativo do IMC é que ele só leva em consideração o peso e não a composição corporal e por conta disto pode dar erro de medida.
  • Ex. Um fisiculturista com 100 kg, 1,85m e 5% de gordura corporal tem o mesmo IMC (29,24 kg/m2) de um sedentário com 100 kg, 1,85m e 40% de Gordura Corporal. Isso porque só é considerado o peso e altura para o calculo de IMC.  

Existem dois tipos de distribuição de gordura Ginóide (em forma de pera) e Andróide ( em forma de maçã). A característica da gordura Ginóide é a maior quantidade de gordura concentrada nas regiões do bumbum e coxa e é comum em mulheres. A característica da distribuição de gordura androide é mais responsiva, responde melhor do que a Ginóide a perca e ao ganho de gordura, e é mais concentrada nas regiões central abdominal e torácica.


O equilíbrio energético oferece indicações quanto ao estado nutricional com repercuçoes diretas na variação do peso corporal. A relação consumo-demanda energética apresenta três possíveis situaçaoes: : Equilíbrio Energético positivo, Equilíbrio Energético negativo, Equilíbrio Isoenergetico

Conclusão
Nesse trabalho queremos deixar para vocês sobre tudo a importância de uma vida saudável.
Mostramos o que é peso corporal, IMC, seus valores, vantagens e desvantagens, gordura, etc.
E acima de tudo tentando proporcionar uma vida saudável à todos nos e que isso sirva de exemplo para muitas pessoas que estão longe de alcançar a meta de ter uma vida saudável .

segunda-feira, 4 de março de 2013

Educação Alimentar x Dieta - 6º Ano.

A educação alimentar compreende algo mais complexo, é um processo, ou seja, além da mudança de hábitos alimentares exige um aprendizado que é saudável, mantendo os aspectos do individuo e a construção do conhecimento,ou seja, a vivência. 

A dieta não é saudável, porque se restringe alimentos que fazem bem, podendo comprometer funções básicas do organismo. Há tempo pré-determinado, ou seja, há um período mínimo para a dieta, podendo o peso retornar ao final. A reeducação alimentar não restringe alimentos, o individuo se alimenta naturalmente, no entanto, o que muda são os hábitos alimentares, cria-se hábitos saudáveis de vida e consciência alimentar. 




Os refrigerantes, doces, sucos industrializados, biscoito recheado se enquadram no topo da pirâmide alimentar, e são os principais responsáveis pelo diabetes. Salgadinhos de saco, batata frita, salgado, hambúrgueres, estão também no topo da pirâmide alimentar e são responsáveis por doenças cardio-respiratórias. Os alimentos do topo da pirâmide alimentar devem ser consumidos com a menor frequência possível, no máximo duas vezes ao dia, sendo entre doces e gordurosos. 



Para uma educação saudável deve-se seguir a pirâmide alimentar. Na base da pirâmide estão os carboidratos, pães, cereais, aveia, arroz e etc. No próximo degrau se encontram os alimentos ricos em vitaminas e minerais que são saladas, hortaliças, frutas e verduras. No outro degrau se encontram os alimentos ricos em proteínas que são: carnes, ovos, peixes e laticínios. E no topo se encontra os doces e gorduras. 




Concluímos que uma alimentação saudável é boa para a saúde, sendo possível viver mais e melhor se cuidarmos da alimentação. Uma reeducação alimentar quando bem feita não se necessita de dieta. 
Créditos: aos alunos do 6º ano que compreendendo a importância da educação alimentar produziu esta postagem no intuito de transmitir esse conhecimento.